quarta-feira, 4 de novembro de 2015

[Delphi 10 Seattle] Qual sua versão preferida do Delphi?


Tempos atrás, em uma conversa totalmente informal com um grupo de colegas "delphianos", acabamos nos deparando com um assunto um tanto quanto recorrente, porém muito bacana de se falar: a sua versão preferida do Delphi. 

Após uma breve introdução pessoal de cada um, cerca de 50% dos envolvidos acabou indo pelo caminho mais clássico, apontando o Delphi 7 como sendo sua versão preferida do IDE. A justificativa para esse caso, em sua grande maioria, foi o fato desta ser a ferramenta de uso principal em suas atividades profissionais, aliada à "falta de tempo" para estudo e conhecimento das versões mais recentes.

Seguindo por esta linha, outro grupo acabou optando pela versão XE, a precursora de uma nova Era na vida da ferramenta. Aqui fica fácil notar uma breve busca pela atualização de conhecimento por parte do programador, saindo das versões clássicas 5 e 7, porém estacionando numa versão "nova" para a época.

O que mais me impressionou nessa pequena enquete entre colegas foi a notória falta de conhecimento  deles, por motivos diversos, em relação as versões mais recentes do IDE. Em vista disso, acabei sendo o único do grupo a optar pelo Delphi 10 Seattle, que já uso desde o seu lançamento, muito em razão da minha busca por me manter atualizado com a ferramenta (para escrita de artigos para revistas e consultorias) e agora alavancado pela aquisição recente das licenças no meu ambiente de trabalho. Atualmente, o foco do meu estudo nesta versão se dá basicamente em 4 pilares - DataSnap, EMS, FireMonkey e LiveBindings - os quais pretendo utilizar como tema de artigos e tutorias aqui para o blog.

E você, caro seguidor deste blog, qual é a a sua versão do Delphi preferida? Deixe nos comentários a sua opinião. Conte a sua história. 

Abraço!!

3 comentários:

  1. Já trabalhei com Delphi 5, 7 e 2009 (que uso atualmente). Meu favorito sem dúvida é o 7 pela estabilidade e leveza. A política de atualização constante com preços exorbitantes não torna interessante para pequenos desenvolvedores migrarem para a versão mais atual do Delphi

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu uso a versão XE5, gosto muito dela. Para o que eu uso, está bem estável rs
    Welinton J. Dias

    ResponderExcluir